segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Quanto custa?





Ontem ao entrar na Cacaushow com meu irmão vi uma menina linda e radiante andando na loja, ao lado da mãe ela escolhia os chocolates com pressa e sorrindo sempre. Eu como mãe de menina curtia toda cena ate o momento em que ela foi conversar com a vendedora que estava ao meu lado.
Vendedora: Gostou da rosa de chocolate?
Menina: Sim eu adorei, sabia que hoje é o meu aniversário? A minha mãe vai me levar pra jantar no Coco bambu e lá é muito caro viu.
Eu e meu irmão ficamos chocados com a cena, a mãe pegou a menina e não disse nada, ficamos eu, o Edimar Filho e a vendedora sorrindo sem graça da situação e tentando entender o porque da menina falar com tanta "arrogância" dos valor do ambiente em que ela iria comemorar sua festa de aniversário.
Criança é um espelho de sua criação e reflete o que vê em casa. Eu não sou falsa moralista de dizer que nós devemos deixar de gostar do que é caro para ser uma pessoa humilde, isso não, se trabalhamos e nos esforçamos devemos usufruir do que é bom e acessível ao bolso e humildade é exercida com caráter, fé e boa vontade. Mas porque as crianças hoje em dia preocupam-se mais em mostrar o que tem ou o que podem ter?
Eu quando criança tinha obsessão pela Barbie, mas nunca me liguei sobre o quanto ela custava, eu preferia imaginar os lugares e festas que eu inventaria para ela dançar com seu vestido de princesa ou como os encontros com o Ken seriam românticos e inesquecíveis. Eu demorei um bocado para entender que as coisas tem preço e que o alto valor do objeto é que definiria sua qualidade.
Não me importar com essa questão me fez sempre valorizar o que tenho e o que ganho e é isso que vou tentar mostrar pra minha pequena e sim eu quero um dia comemorar seu aniversário ou qualquer outra fase da sua vida em um restaurante muito caro, mas que nesse caso os únicos preocupados com a conta sejam eu e seu pai. Ela deverá curtir cada minuto desse momento com sorrisos e surpresas que ficarão para sempre na sua memória e se juntarão ao seu álbum de lembranças em família que esse sim não tem dinheiro no mundo que pague.

Nenhum comentário:

Postar um comentário